top of page

Por Que Não Vivemos o Pleno Poder do Espírito Santo?


Zacarias 4:6 - Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.


Introdução:

Queridos irmãos e irmãs, quantas vezes você já se perguntou por que não experimenta o pleno poder do Espírito Santo em sua vida? Por que, mesmo conhecendo as promessas de Deus, ainda nos sentimos tão limitados, tão distantes de tudo aquilo que Ele tem para nós? Hoje, vamos refletir sobre três grandes armadilhas que nos impedem de viver essa plenitude: não entender o poder do Espírito Santo, nos contentar com o "tá bom", e limitar os planos de Deus usando a força do nosso próprio braço. A Palavra de Deus nos ensina que Ele tem infinitamente mais para nos dar do que aquilo que muitas vezes aceitamos em nossas vidas. Vamos então nos aprofundar nessas questões e buscar compreender como podemos romper com essas limitações.


1. Por que demoramos tanto para entender o poder do Espírito Santo em nossas vidas?

Muitas vezes, a razão pela qual não experimentamos o pleno poder do Espírito Santo é porque não nos julgamos merecedores, não nos julgamos capazes, e não compreendemos o nosso propósito. Vamos explorar essas barreiras:


  • Não nos julgamos merecedores:

    Quantas vezes olhamos para nossa própria vida e pensamos: "Eu não mereço que Deus faça isso por mim". Nos esquecemos que o amor de Deus por nós não está baseado no nosso mérito, mas na Sua graça. Somos filhos de Deus, e por meio do sacrifício de Jesus, fomos feitos merecedores de toda a bondade e poder de Deus.


Texto Base: Romanos 8:16-17 (ARA21) "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados."


  • Não nos julgamos capazes:

    Como Gideão, muitas vezes nos vemos pequenos e incapazes de realizar o que Deus nos chamou para fazer. Achamos que não somos habilitados para sermos canais do poder do Espírito Santo. Mas a Palavra nos ensina que Deus capacita os chamados. Ele não escolhe os perfeitos, mas usa os fracos para confundir os fortes.


Exemplo Bíblico: Gideão (Juízes 6:15)Gideão, quando chamado por Deus, disse: "Como livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai." Mesmo assim, Deus o escolheu para derrotar os midianitas, mostrando que a capacidade vem de Deus, não de nós.


  • Não compreendemos nosso propósito:

    Outro motivo pelo qual não experimentamos o poder do Espírito Santo é porque não entendemos o propósito de Deus para nossas vidas. O Espírito Santo nos foi dado não apenas para nos consolar, mas para nos capacitar a cumprir o propósito de Deus.


Texto Base: Atos 1:8 (ARA21) "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra."


Reflexão: Você tem vivido como um filho de Deus, herdeiro das promessas, ou tem se escondido atrás das suas inseguranças? O Espírito Santo está disponível para você, pronto para te capacitar. Pare de olhar para si mesmo e olhe para o poder de Deus que opera em você.


2. Por que nos enganamos ou nos deixamos levar pelo "tá bom"?

Vivemos em uma era em que nos contentamos com o "mínimo", achando que o "suficiente" é suficiente para Deus. Mas será que estamos vivendo o pleno poder de Deus ou apenas o suficiente para "parecer cristão"?


  • 15 minutos de devocional – tá bom:

    Quantos de nós temos uma vida devocional limitada a uns poucos minutos no dia? Achamos que isso é "suficiente", mas a Bíblia nos chama para buscar ao Senhor de todo o coração. Quando nos contentamos com pouco, estamos perdendo a profundidade que Deus deseja que tenhamos com Ele.


Texto Base: Jeremias 29:13 (ARA21) "Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração."


  • Dois ou três versículos por dia – tá bom:

    Há uma diferença entre ler a Bíblia e viver a Palavra. Muitas vezes, limitamos nosso estudo da Bíblia a alguns versículos diários, sem realmente mergulhar nas Escrituras. Deus nos chama para conhecer profundamente Sua Palavra, pois ela é a espada do Espírito.


Texto Base: Hebreus 4:12 (ARA21) "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração."


  • Pagar dízimo, assistir culto, cantar hinos – tá bom:

    Muitas vezes achamos que a vida cristã se resume a atividades religiosas, como pagar o dízimo, assistir ao culto e cantar louvores. Mas Deus quer muito mais do que nossas ações externas; Ele quer o nosso coração totalmente rendido.


Texto Base: Isaías 29:13 (ARA21) "Este povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim."


Reflexão: Você está se contentando com o "mínimo" na sua caminhada com Deus? Ou está disposto a buscar mais, a entregar mais, a viver uma vida cheia do Espírito Santo, buscando a Deus de todo o coração?


3. Por que limitamos os planos de Deus e usamos a força do nosso braço?

Finalmente, um dos maiores obstáculos para experimentarmos o pleno poder do Espírito Santo é nossa tendência de limitar os planos de Deus e confiar na força do nosso próprio braço. Queremos fazer tudo com base na nossa própria capacidade, sem entender que Deus tem infinitamente mais para nós.


  • Quando vamos aprender que somos barro nas mãos do oleiro?

    Muitas vezes resistimos ao processo de Deus. Queremos determinar o nosso próprio caminho, mas esquecemos que somos barro nas mãos do Oleiro. Deus está moldando nossas vidas, mas para isso, precisamos nos render ao Seu processo.


Texto Base: Jeremias 18:6 (ARA21) "Não posso eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão."


  • Nossos planos nem sempre são os melhores:

    Quantas vezes traçamos planos para nossas vidas, acreditando que sabemos o que é melhor? Mas a Bíblia nos ensina que os planos de Deus são superiores aos nossos.


Texto Base: Isaías 55:8-9 (ARA21) "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."


  • Todas as coisas cooperam para o bem:

    Mesmo quando não entendemos os planos de Deus, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Devemos confiar que Ele está no controle, e que Ele fará infinitamente mais do que podemos imaginar.


Texto Base: Romanos 8:28 (ARA21) "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."


Reflexão: Você tem confiado na força do seu braço ou tem se rendido ao plano de Deus? Lembre-se: Deus é o Oleiro, e Ele sabe o que é melhor para nós. Renda-se ao Seu plano e confie que Ele fará infinitamente mais.


Conclusão Motivacional

Queridos irmãos, não é hora de nos contentarmos com o "tá bom" ou limitarmos o que Deus pode fazer em nossas vidas. O Espírito Santo quer nos encher de poder, quer nos moldar e nos transformar para cumprirmos nosso propósito em Deus. Mas isso só acontecerá quando nos rendermos completamente e deixarmos de lado nossa própria força e limitações.


Texto de Fechamento: Efésios 3:20 (ARA21) "Ora, àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós..."


Oração de Encerramento:

Senhor, nós te pedimos que nos ajude a entender o poder do Espírito Santo em nossas vidas.


Perdoa-nos por nos contentarmos com o mínimo, por limitarmos os Teus planos e confiarmos em nossa própria força.


Que possamos nos render a Ti, sabendo que o Senhor tem infinitamente mais para nós.


Em nome de Jesus, amém.




Posts recentes

Ver tudo
Quando Ver Deus é a Única Resposta

Moisés era um homem que já tinha visto a glória de Deus em ação. Ele testemunhou as pragas no Egito, atravessou o Mar Vermelho em terra seca

 
 
 

Comments


MINISTÉRIO SINA

sinaajbeze@gmail.com

21-96724-7031

Ministério Sina - signo marca

AVENIDA CELIA RIBEIRO DA SILVA MENDES, 500 

RECREIO DOS BANDEIRANTES - RIO DE JANEIRO - RJ

Um programa de Béze e Damasceno Consultoria empresarial LTDA.

CNPJ 45.592.848/0001-95

bottom of page